Círculo de Arte #4 - O Sino de Ouro Preto Programação pública

30 Set 2021 16:00 - 18:00 Pavilhão da Bienal
Revista Manchete, Rio de Janeiro, 7 mai.1960
Revista Manchete, Rio de Janeiro, 7 mai.1960

Os Círculos de Arte são momentos de conversa entre o público e a equipe de mediação da 34ª Bienal que têm por objetivo a construção compartilhada de sentidos sobre as obras expostas e as possíveis relações entre elas. Inspirados nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade propostos por Paulo Freire, serão realizados treze Círculos de Arte, um por semana, sobre os enunciados que organizam a exposição.

Inscrições abertas aqui! As vagas são limitadas.

Local: espaço de mediação, localizado no térreo



Círculo de Arte #4 -  O Sino de Ouro Preto
Como falar sem usar palavras? O que o sino evoca para você? O que o sino repercute em você? O que, ao repetir, você transforma? Essas perguntas abrem o Círculo de Arte dedicado ao sino da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, mais conhecida como Capela do Padre Faria, uma pequena igreja localizada em Ouro Preto (Minas Gerais). Conta-se que em 21 de abril de 1792, noite da execução de Tiradentes, este sino foi o único da colônia a ecoar, em aberta desobediência à ordem oficial que proibia homenagens ao inimigo da coroa. No mesmo dia do ano de 1960, o mesmo sino ressoou em Brasília para a inauguração da nova capital. Na 34ª Bienal, o enunciado Sino de Ouro Preto ressoa por obras criadas em épocas e lugares distintos, que aludem ao retorno, como tragédia ou como farsa, de momentos sombrios, e à necessidade de opormos a eles ideias, corpos e cantos.



Círculo de Arte #4 -  O Sino de Ouro Preto 
30/9, quinta-feira, 16h
02/10, sábado, 16h
Ponto de encontro: Espaço de Mediação do térreo

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+