Pedagogias da Transformação: Arte Indígena Contemporânea
com Jaider Esbell e Charles Gabriel
Programação pública

09 Out 2021 11:00 - 12:30 Pavilhão da Bienal
Vista da série <i>Amooko Pantoni – Estórias do vovô Makunaimî</i> [Amooko Pantoni – Stories of Grandpa Makunaimî] (2018), de Jaider Esbell, na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan /Fundação Bienal de São Paulo
Vista da série Amooko Pantoni – Estórias do vovô Makunaimî [Amooko Pantoni – Stories of Grandpa Makunaimî] (2018), de Jaider Esbell, na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan /Fundação Bienal de São Paulo

Neste sábado, dia 9 de outubro, às 11h, acontece o primeiro evento do Ciclo Bienal dos índios: Pedagogias da transformação: arte indígena contemporânea, com Jaider Esbell e Charles Gabriel. A conversa acontece presencialmente na frente da série Amooko Pantoni – Estórias do vovô Makunaimî (2018), localizada no 3º pavimento do Pavilhão da Bienal, e também será transmitida ao vivo no Instagram @jaider_esbell!

Os artistas indígenas do povo Makuxi, Charles Gabriel e Jaider Esbell, ambos da Terra indígena Raposa Serra do Sol (Roraima), debatem os processos de construção desta coleção, que envolvem apropriação de linguagens e tecnologias não indígenas para traçar narrativas contra-coloniais, assim como os possiveis caminhos educativos que a série propõe para uma pedagogia contra-hegemônica da história da arte. 



O Ciclo Bienal dos índios é correalizado pela Fundação Bienal e pela Galeria Jaider Esbell de Arte Contemporânea e integra uma programação organizada em parceria com o MAM São Paulo ativando as obras de artistas indígenas da 34ª Bienal de São Paulo e a exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, que tem curadoria de Jaider Esbell e faz parte da rede desta edição da Bienal. Confira a programação completa aqui!

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
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