Círculo de Arte #12 - Os retratos de Frederick Douglass Programação pública

27 Nov 2021 16:00 - 18:00 Pavilhão da Bienal
Vista do enunciado <i>Os retratos de Frederick Douglass</i> na 34ª Bienal de São Paulo. ©Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo
Vista do enunciado Os retratos de Frederick Douglass na 34ª Bienal de São Paulo. ©Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo

Os Círculos de Arte são momentos de conversa entre o público e a equipe de mediação da 34ª Bienal que têm por objetivo a construção compartilhada de sentidos sobre as obras expostas e as possíveis relações entre elas. Inspirados nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade propostos por Paulo Freire, serão realizados treze Círculos de Arte, um por semana, sobre os enunciados que organizam a exposição.

Inscrições abertas aqui! As vagas são limitadas.

Local: espaço de mediação, localizado no térreo



Círculo de Arte #12 - Os retratos de Frederick Douglass
Frederick Douglass foi escritor, orador, político e, acima de tudo, ativista em prol da abolição da escravidão – que ocorreu em todo o território dos Estados Unidos apenas em 1865 –, tornando-se uma das figuras mais reconhecidas e admiradas nessa luta. Ao morrer, em 1895, era mundialmente considerado um dos homens mais importantes na história dos Estados Unidos, considerado a pessoa mais fotografada do século 19 de todo o seu país. Além de ser um dos enunciados da exposição, o conjunto único de retratos apresentado na 34ª Bienal mostra como ele tinha plena consciência de que sua imagem de homem negro livre poderia ter grande amplitude na luta contra a escravidão e percebeu, de modo pioneiro, que a circulação massiva que o meio fotográfico permitia seria importante no suporte à luta antirracista e contra as práticas segregacionistas do pós-abolição.





Círculo de Arte #12 - Os retratos de Frederick Douglass
27/11, sábado, 16h
Ponto de encontro: Espaço de Mediação do térreo

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+