Faixa 14: Silke Otto-Knapp

22 Sep 2021
Silke Otto-Knapp, Stack [Pilha], 2020. Aquarela sobre tela, 299,5 x 370 cm. Coleção da artista. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Chegamos agora ao painel "Stack", ou "Pilha", de Silke Otto-Knapp, artista alemã radicada em Los Angeles. A obra de 2020 é produzida em aquarela sobre tela e composta por seis painéis, sendo que cinco deles tem 150 x 100 centímetros e o sexto tem 150 x 170 cm. Unidos, formam um conjunto semi-arquitetônico com 3 metros de altura por três metros e setenta centímetros de largura, mas as telas também podem funcionar de forma autônoma.

Otto-Knapp desenvolveu uma linguagem pictórica particular. Ela primeiro transfere seus desenhos para a tela e, em seguida, elabora as formas com camadas de pigmento aquarela preto, que, depois, pulveriza com água. À medida que a tinta se dissolve, ela limpa a superfície para que a cor seja drenada em certas áreas e se fixe em outras durante o processo de secagem.

A obra de Otto-Knap apresenta silhuetas de corpos que se alongam, se encolhem e se contorcem, como se estivessem no meio de uma performance ou preparando-se para uma. São corpos que parecem dançar em posição coreografada, como em uma experiência de movimento. 

Os seis painéis trazem imagens de corpos em posições que remetem a movimentos da dança contemporânea e de alongamento. Três deles têm fundo preto com os corpos em tom acinzentado claro. O primeiro mostra uma mulher ajoelhada e outro personagem com o tronco sobre as coxas da mulher, com as pernas elevadas e os joelhos levemente flexionados. No segundo painel há apenas uma mulher que está sobre os joelhos e as mãos, como se andasse em quatro apoios. O terceiro painel, de fundo preto, traz um personagem com joelhos semi flexionados e as costas inclinadas, levando a cabeça para baixo como se olhasse o chão. Carrega sobre suas costas as pernas de uma segunda mulher que está em sua frente, de cabeça para baixo e apoiada nas mãos. 

Os outros três painéis tem fundo cinza claro com as silhuetas em preto. O primeiro deles apresenta três figuras femininas que se encostam e se apoiam: a primeira, à esquerda, está com o tronco inclinado, com o braço estendido em direção ao chão, quase como uma seta; a segunda, entre as outras duas, também inclinada, apoia-se sobre as costas da primeira; a terceira, atrás da segunda, está menos inclinada, quase na vertical, mas também com pontos de conexão entre seus corpos. O segundo painel traz mais três mulheres, sendo que a primeira, a da esquerda, com joelhos semi-flexionados, está encostada nas costas da segunda, que tem a terceira sobre suas coxas, como se sentasse em seu colo. O terceiro e último painel de fundo acinzentado mostra um personagem com as costas apoiadas no chão, braços estendidos para trás e pernas ao alto com os joelhos sobre a cabeça. 

O trabalho de Silke Otto-Knap é influenciado por imagens e conceitos do campo da dança, do teatro e da performance do século 20. Em "Pilha", observamos o fluxo orgânico do movimento colaborativo, a gravidade e o peso característicos dos grupos de dança.

Compartilhe
a- a a+